terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Re - ligare

Em uma avaliação geral do ano de 2010, posso dizer que foi bom para a mente, ruim para o corpo e um recado para a alma. Calma gente, eu não virei evangélico,mas tentei já no final buscar conhecimento (segui o conselho de E.T Bilú) principalmente espiritual, e se tem uma coisa que eu sou é espirituoso, já fui classificado de ateu, àtoa, espiríto de porco e por aí vai.Portanto, todos os adjetivos carinhosos acerca da minha "formação" religiosa já foram ditos, mas hoje escutei algo de um fervoroso e invasivo "pregador" que dizia assim: "aquele que crê será salvo, o que não crê será condenado!!!". Confesso que ouvir uma frase dessas por volta das 9:30am, não é nada bacana, sobretudo quando se é questionador,avesso a posicionamentos enfatizando religião-politica uma assíduo-não-frequentador de igrejas, seitas, cultos, cerimonias etc.

Ou seja, a mais ou menos uns dez anos sem entrar numa igreja(para rezar), confesso que senti pela primeira vez necessidade de rebater em público a frase sentencial aplicada por aquela figura intimidadora ( para os expectadores) de terno e gravata, que se dizia portador da verdade pura e inquestionável, será?! Quando não temos alternativa tentamos buscar na fé um explicação para o inexplicável, porquê questionar a opinião alheia, classificar de certo ou errado as atitudes de quem não toma o discurso de outro como verdade absoluta?!

É lamentável como a democracia é inexistente e a liberdade religiosa tão escancarada, os modismos eternos das instituições religiosas podem ter orientado a humanidade ao longo da história, mas também nos ceifaram o direito de questionar, de transformar “fatos” descritos como verdadeiros em dúvidas acerca de proposições alienadas. Se alguém pergunta partindo do principio lógico quanto a construção e avaliação da mensagem ali expressada pelo comunicador, obtem-se uma resposta enigmática e de teor ambíguo. Diante disso, continuo sem acreditar nas palavras verdadeiras, nas verdades parafreseadas, nas convicções futuristas e nos engravatados que abusam do poder da “palavra” para satisfazer o próprio ego(e o bolso) e alienar os desprovidos de sanidade lógica.

P.S. Mãe,pai não sou ateu! Só estou de saco cheio de a todos os momentos alguém ficar tentando adivinhar o que vai acontecer quando em meu corpo já não mais houver vida. Se o Bispo Edir Macedo tem selo ISO 2012 de garantia eterna, eu tô tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário